Descoberto o maior sistema solar já visto no universo


O maior sistema planetário já descoberto tem apenas um planeta, mas o que o torna o maior é a distancia entre os dois corpos: Um trilhão de Km’s um do outro.

Astrônomos anunciaram a descoberta do sistema, que agora é conhecido por ser o mais amplo do universo. Ele é formado por um planeta enorme, que é cerca de 15 vezes maior que Júpiter, ele leva quase um milhão de anos para completar a órbita em torno da estrela.

Durante algum, pensávamos que o planeta, que o planeta chamado de 2MASS J2126-8140, um planeta sem sistema solar próprio, mas agora foi descoberto que esse corpo celeste orbita em torno de uma estrela que fica a cerca de um trilhão de quilômetros de distância. Ambos se movem juntos pelo espaço e estão localizados a cerca de 104 anos-luz do Sol.

“Esse é o sistema planetário mais amplo já encontrado até agora e seus dois membros já são conhecidos há oito anos”, afirmou o autor do estudo Niall Deacon, da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.

O planeta está de sua estrela, á aproximadamente três vezes maior do que a do sistema solar que era considerado, até então, o mais amplo já conhecido. Se o planeta estivesse orbitando no nosso sistema solar, por exemplo, ele estaria localizado no meio da nuvem de Oort, nos limites dessa formação. Uma volta completa em torno de sua estrela dura cerca de 900 mil anos “terráqueo”. Em toda a sua existência, o planeta teria completado apenas 50 voltas.

Fonte: Abril
Próximo
« Post anterior
Anterior
Próximos »
Seja o primeiro a comentar!